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Você sabe o que é Branding?

É bem provável que você já tenha ouvido falar de branding, em algum momento.

Mas se você perguntar para profissionais da área, vai ouvir uma definição diferente de cada um deles. Isso porque muitos acham que branding tem a ver com um logo, um nome, símbolos, slogans ou marcas registradas.

E sim, eles estão certos. Branding é tudo isso e mais um pouco. Neste artigo, vamos aprender o que é branding e qual a importância dele para sua empresa. Boa leitura!

O que é Branding? 

Para entender o que é branding, você precisa compreender que uma marca não existe no seu departamento de marketing, no time de relações públicas ou no escritório de seu CEO. O branding está na mente de seus clientes. Em outras palavras, ele é a soma total de todas as impressões que um cliente possui, baseadas nas interações que ele teve com você, com sua empresa e com seus produtos.

Cada uma dessas interações conta uma história para seu cliente. Se ele acredita que um produto é novo e inovador, esses atributos viram parte de sua marca. Se sua embalagem é sofisticada, esse valor vai para a mente do cliente. Por outro lado, se seus materiais impressos parecerem que vieram do Paintbrush, seu cliente vai pensar que é falta de profissionalismo.

A mensagem da sua marca 

Para administrar uma marca, você precisa pensar numa mensagem e assegurar que todas as interações de sua empresa são direcionadas para essa ideia.

Por exemplo, pense na Disney.  Anos atrás, essa mega corporação decidiu que sua marca é “diversão mágica para a família”. Então, eles apontaram todas suas interações para esse alvo, em todos os níveis da empresa. Sim, existem exemplos óbvios como seus filmes e parques de diversões – onde atores e atrizes se vestem como Cinderella, Jack Sparrow e Mickey Mouse. Mas a marca influencia até as Lojas Disney, onde presentes da marca são vendidos dentro da Disneylândia: toda manhã, uma criança é selecionada pelos atores-personagens para abrir a loja com uma chave especial.

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Mesmo na hora do atendimento ao cliente, a mensagem de “diversão mágica para a família” é difundida. Os atores não parecem só felizes e ansiosos de falar com você, eles também estão prontos para trocar ideias e compartilhar experiências sobre o parque. Enfim, tudo o que fazem é para a mensagem que querem transmitir.

De qualquer forma, você deve ter em mente que as impressões dos seus clientes devem apontar para a direção certa. Ser um embaixador da marca – mandando mensagens consistentes e bem alinhadas – é como seus clientes vão entender exatamente quem você é o que você pode fazer por eles.

Por que o Branding é importante para meu seu negócio?

O primeiro tiro na Guerra das Colas saiu em 1975, do time de marketing da PepsiCo. A campanha era simples e efetiva: cabines foram colocadas em shoppings, supermercados, estádios e feiras. Lá, participantes bebiam dois goles de cola e eram questionados sobre qual das bebidas era melhor.

A escolha foi clara, consumidores preferiram Pepsi.

Mas o paradoxo era que a Coca-Cola estava destruindo a Pepsi em participação de mercado. Até hoje, mais de quarenta anos depois, a Coca-Cola controla a maior parcela do mercado de bebidas gaseificadas, com 17%. A Coca Diet vem em segundo lugar com 9%. E a Pepsi, mais saborosa das duas, está em terceiro lugar, com 8%.

Então, o que explica isso? Uma pesquisa foi feita na Faculdade de Medicina de Baylor, para testar o motivo dos consumidores, fisiologicamente, escolherem a Pepsi.

Os pesquisadores monitoraram o fluxo de sangue no cérebro, para saber quando os participantes estavam felizes com o que estavam fazendo. No momento que ingeriram as duas bebidas, sem saber qual era qual, o resultado foi o mesmo de antes: a Pepsi era a vencedora.

Mas na segunda fase do experimento, os participantes foram informados sobre o que estavam ingerindo. E aí, tudo mudou. O cérebro não avaliava mais apenas o sabor, mas as memórias e a experiência de cada marca. E a Coca-Cola venceu largamente.

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Isso tudo para explicar o efeito do Branding. Quando um cliente tem impressões anteriores sobre um produto ou empresa, isso vai mudar a forma na qual o cérebro avalia decisões objetivas como “qual tem o gosto melhor?”. A Coca-Cola tem esforços destacados de marketing há muito tempo. Colecionadores compram propagandas e garrafas antigas, datadas do século XIX. As pessoas compram roupas com o logo da Coca. Existe até um museu em Atlanta, onde turistas pagam US$16 para ver quão grande a Coca-Cola é.

E quando eles pensam na decisão de qual bebida comprar, todo esse material é fundamental para um branding poderoso.

Essa é a força de uma estratégia sólida para uma marca. Claro, a Coca tem mais de um século de história e o amor dessa marca vem sendo passado de geração para geração. Mas mesmo que a ideia de se tornar a próxima Coca-Cola seja um tanto quanto intimidadora, essa e outras histórias semelhantes servem como uma boa lição da importância do Branding para sua empresa.