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Identidade Visual: por que ela é tão importante para sua marca?

 

Clientes criam suas opiniões sobre empresas e produtos muito antes de entrar nas lojas.

Às vezes, até mesmo antes de pesquisar online sobre eles. A impressão que eles desenvolvem é, na maioria das vezes, feita só de olhar para sua campanha de marketing.

Por isso que a identidade visual é uma parte importantíssima do seu branding. Com uma identidade fora da curva, você cria um apelo emocional, não só informações sobre o que é sua empresa.

Neste artigo, você vai entender como funciona a identidade visual, seus aspectos importantes e como melhorar a sua. Boa leitura!

Como pensar sua marca

Reflita sobre sua marca na perspectiva de um cliente. Não é sobre o que sua marca é, mas sim sobre como seu cliente pensa e sente quando falam sobre ela.

Quem tem talento em desenvolver marcas sabe que a identidade visual é uma das partes mais importantes, na hora de invocar essa resposta emocional e subjetiva.

Todos os elementos da marca devem seguir o estilo visual que você decidiu lá no começo.

Naturalmente, sempre há tempo de mudar tudo e criar campanhas diferentes para produtos e serviços distintos.

Mas sua identidade geral deve ter um tema sobreposto a tudo isso.

Outra questão é que a Identidade Visual deve ter um balanço entre conceito e beleza. Você precisa dizer algo rapidamente, mas demonstrando qualidade e credibilidade no conceito. Veremos um pouco mais sobre isso a seguir.

Aspectos de uma boa identidade visual

Claro, não existem receitas de bolo que podemos aplicar em todos os produtos, mas existem alguns fatos básicos que você deve manter em mente, na hora de criar a identidade única de seu negócio.

Antes de tudo, prepare-se para esse processo com calma. Conheça seu produto, entenda o que sua organização representa e o que ela faz exatamente.

Então, faça o mesmo em sua base de clientes (o máximo possível, baseado em qualquer pesquisa disponível).

Assim, quando você sabe o que está promovendo e para quem, você consegue pensar numa marca ao redor desses conceitos.

Outro caminho é ter ajuda profissional para criar uma identidade visual, garantindo que o trabalho vai ser feito da forma mais correta possível.

Sua Identidade Visual deve ser única

 

Seu negócio está competindo com inúmeros adversários no seu nicho. Por isso, é importante se destacar.

Seu cliente precisa ser capaz de diferenciar sua marca de todas as outras – com apenas um simples olhar.

Mas lembre-se que existe um lado negro nessa questão: se você inventar muito na hora de criar sua identidade, isso pode afastar muitos clientes.

Além disso, não adianta ser apenas distinto. Você também precisa mostrar o que é esse diferencial.

Identifique o que faz seus produtos serem únicos e encontre uma forma de imprimir isso visualmente.

Sua marca deve ser consistente

Sua campanha pode ser digital ou em mídias tradicionais, mas precisa promover seus produtos e seu negócio.

Frequentemente, você também acionar outras estratégias, com campanhas sazonais, ofertas especiais, entre outros.

Ainda assim, sua Identidade Visual deve permanecer consistente, não importa qual mídia você está trabalhando ou que tipo de oferta está promovendo.

O cliente precisa ter certeza que sua empresa está por trás das campanhas, mesmo quando elas mudam de tática. Isso transmite profissionalismo e credibilidade.

Crie uma Identidade fácil de compreender

Sua marca estará sob análise constante de qualquer um que entre em contato com ela.

Se a Internet estiver envolvida, as coisas podem perder o controle rapidamente.

Basicamente, olhe para sua marca como se fosse uma criança de 12 anos. Se algo parecer inapropriado, pode ter certeza que alguém vai perceber.

Falamos de muitas necessidades e benefícios de se ter uma Identidade Visual, mas ela ainda é apenas um aspecto da marca como um todo.

Ter um designer interno (ou contratar um serviço terceirizado) é importante para criar logos, escolher cores, padrões e as formas que irão comunicar quem você é, em apenas um relance.

Porém, é trabalho da empresa conectar isso com a sua cultura – interna e externa -, com o tom de sua comunicação e o que ela representa.

Criar isso tudo é um processo longo e complexo. Por isso, você precisa tratá-lo com a seriedade necessária. Com o tempo, você poderá colher os frutos dessa jornada e fazer com que sua empresa seja lembrada rapidamente, com um lance de olhar.