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A importância das cores

As cores são elementos presentes em nossa vida de diversas formas. Está em nossas roupas, nos ambientes, na alimentação, e em tantas outras coisas. Mas você sabe qual a influência que cada uma tem em nossas emoções e em nossas escolhas?

A correta utilização das cores é um importante aliado para obter-se o equilíbrio, pois elas traduzem muito do nosso subconsciente.

É quase impossível descrever uma cor, mas elas têm papel fundamental na comunicação visual de uma marca. Por isso, pensar em sua marca exige atenção para que os elementos e cores causem efeitos positivos, tornando-se atrativa para seus clientes.
As cores causam vários efeitos em nós, e podem melhorar a memorização e reconhecimento e também para criar identidade.

A presença de cores no design vai além de trazer beleza ao site ou logotipo, por exemplo. Elas evocam emoções e até mesmo mudanças de humor.

Apesar de muitas destas atribuições e efeitos sejam inconscientes, têm um incrível poder sobre o ser humano, no seu comportamento e capacidades. Não apenas as formas, e a disposição das coisas no espaço influenciam o comportamento, mas também a cor dos elementos.

Quer chamar a atenção?

Algumas estratégias de marca tem como objetivo impactar e estimular a impulsividade. E para mexer com as emoções o ideal é usar cores quentes, como vermelho e laranja.

 

#energia #desejo #alerta

 

Exemplos: VIRGIN, KFC, COCA-COLA

 

Prefere mostrar otimismo?

Vivas e estimulantes, o amarelo é uma excelente alternativa para ativar a concentração. A cor é bastante vista em call to action (CTAs – Chamada para ação) de empresas, pois tem o poder de fixar informações na mente do consumidor.

 

#positividade #aconchego #goodvibes

 

Exemplos: FOREVER21, RENAULT, NIKON

 

Seu objetivo é garantir segurança?

Usado principalmente em sua tonalidade mais escura, o azul transmite a imagem de uma marca confiável. Muito utilizado no segmento corporativo, a cor garante a sensação de segurança e de consolidação no mercado.

 

#tranquilidade #tradição #satisfação

 

Exemplos: SAMSUNG, TWITTER, FORBES

 

Busca proporcionar bem-estar?

Ideal para mostrar equilíbrio e apelo ecológico, a cor verde tem como objetivo consolidar a comunicação em determinados ramos, como saúde e produtos que proporcionam bem-estar.

 

#saudável #sustentável #paz

 

Exemplos: TIC TAC, STARBUCKS, GREENPEACE

 

Ou seria evidenciar valores?

As tonalidades de roxo são bastante usadas para estimular o pensamento e a criatividade, pois mostram status intelectuais e nobres nos materiais de comunicação.

 

#nobreza #poder #pensamento

 

Exemplos: VIVO, YAHOO!, MILKA

 

As cores de qualquer material gráfico, seja online ou impresso, devem estar harmonizadas. Além de usar as tonalidades certas, determinando cada objetivo que será usado.

 

Não existe regra para criar, mas o ideal sempre é usar da expertise para para evidenciar materiais, a fim de torná-los assertivos e únicos.

 

Afinal, quando se tem uma estratégia bem definida para a escolha das cores, você cria uma experiência melhor de usuário e um retorno positivo para seu negócio!

 

Fontes: Agência Canopus, Evonline.