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Imagens para Redes Sociais: 5 dicas que você precisa saber agora!

Imagens para redes sociais são tão importantes quanto a quantidade de posts por dia ou o texto que será utilizado nessas publicações.

Mesmo assim, muitos gestores de social media ignoram esse fator, preferindo utilizar qualquer ilustração que combine com o contexto da postagem.

Mas se você também não acredita na importância de escolher a melhor imagem em redes sociais, como parte de sua estratégia, considere isto: de acordo com um estudo feito pelo Social Media Examiner, quase 75% dos profissionais de marketing usam recursos visuais nos seus posts em redes sociais.

De fato, existe um número considerável de conteúdo visual para atrair consumidores. Por isso, é cada vez mais difícil de ter sua atenção.

Então o que fazer para que seus posts tenham o impacto desejado?

A resposta está neste artigo, com as dicas mais efetivas para escolher imagens para redes sociais. Boa leitura!

 

1. Seja relevante

É essencial escolher uma imagem que reflete e é relevante para conteúdo. Você não vai querer confundir seus usuários sobre o que eles verão quando clicarem, já que isso pode implodir sua credibilidade.

No entanto, você precisa que aqueles que clicarem estejam realmente interessados no conteúdo.

Outro aspecto é que, se você for olhar as melhores imagens em posts de grandes empresas, poderá ver que elas dificilmente mostram tudo o que será visto no link.

Pense nas imagens como trailers de um filme. Elas devem aumentar o interesse sem revelar a trama inteira. Essa abordagem vai abrir bastante seu leque de opções de imagens.

 

2. Qualidade conta muito

Se você passasse os olhos por uma imagem de baixa resolução e por outra que é clara e limpa, qual delas seria mais atraente?

A qualidade da imagem importa e, como geralmente uma imagem será utilizada em várias plataformas, você quer garantir que sua integridade esteja intacta sempre.

A melhor forma de fazer isso é focar num objeto simples e identificável. Fuja de imagens com muitos detalhes, que podem ser perdidos num tablet ou numa tela de celular.

 

3. Cuidado com bancos de imagens

Bancos de imagens funcionam melhor para algumas marcas do que para outras. É válido testar sua efetividade, se a imagem parecer genuína e com potencial de evocar uma resposta emocional.

O problema é que geralmente é difícil de encontrar esse tipo de foto, já que esses bancos de imagens possuem trabalhos muito genéricos.

Agora, se preferir usar algo mais original, você pode investir em fotos bem iluminadas, focando em objetos estáticos – não em movimento.

Ou ainda, existem pacotes de imagens, feitos por designers, que são customizados para sua campanha. Assim, você mantém consistência na hora de divulgar seu post pelas redes sociais.

 

4. Pense em quem é o seu público

Você sabe quem são seus seguidores, mas você já identificou seus leitores-alvo para cada post de suas redes sociais?

Essa estratégia pode ajudar você a tomar decisões como o estilo de imagem, por exemplo. Se você está compartilhando algo visando a geração dos millennials, é possível que possa investir numa imagem mais “artística”, como uma ilustração, ao invés uma foto clássica.

Testes A/B para posts também são bons para comparar a efetividade entre o formato “retrato” e o “paisagem.

Alternativamente, podemos analisar fotos P&B contra coloridas, ou seja, qual dessas opções oferece insights sobre a imagem ideal para seu público.

 

5. As plataformas são diferentes, sua estratégia também

Se você observar os dados disponíveis, vai perceber que não existe uma receita que funciona em todas as redes sociais.

No Facebook, por exemplo, fotos de partes de corpo tiveram uma performance 29% melhor do que fotos de corpo inteiro. A sugestão que se tira da pesquisa é que o usuário se imagina melhor interagindo com o produto, ao visualizar apenas uma mão ou um pé.

Ver o rosto de outra pessoa “exclui” o usuário da imagem.

Já no Instagram, a Curulate afirmou que posts bem-sucedidos tendem a ser mais claros, com muito espaço branco, saturação baixa e muitas texturas.

Usuários de social media são vorazes quando se trata de conteúdo visual. É uma das ferramentas mais poderosas no seu arsenal, quando quiser expandir seu alcance e buscar mais conversões.

Por isso, invista em imagens únicas, ultrapasse o simples uso de bancos de imagem e preste atenção nos padrões de cada plataforma, seja a curto ou longo prazo.

Dentre os vários serviços da dezégn, a criação de pacotes de imagens oferece consistência e qualidade para suas publicações.

Afinal, quando se tem uma estratégia bem definida para a escolha dessas imagens, você cria uma experiência melhor de usuário e um retorno positivo para seu negócio!